Kd a Berlinda?

A grande festa do Paraense, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é também digital: o romeiro pode saber a localização da berlinda durante as procissões em tempo real.

 

O 'Kd a Berlinda?' é um aplicativo para dispositivos móveis com sistema georreferenciado desenvolvido pela Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), pelo qual as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS, em tempo real. Neste ano de 2018 o 'Kd a Berlinda?' associa-se ao projeto Prodepa Cultural e apresenta as expressões artísticas e culturais que fazem parte deste trabalho.

 

O 'Kd a Berlinda?' 2018 utilizou fotos de Marcelo Sundin na ventarola e nas páginas do app mobile, e utilizou a canção 'Cabocla da beira', de Zé Maria Siqueira, no verso das ventarolas e no vídeo oficial do projeto.

 

Acesse o site do projeto: www.kdaberlinda.pa.gov.br

SOBRE O PRODEPA CULTURAL

 

O PRODEPA CULTURAL é um projeto voltado para a divulgação das expressões artísticas e culturais paraenses, que compõem projetos e atividades da empresa na demonstração das possibilidades de integração das tecnologias de informação com as expressões artísticas e culturais do nosso estado.

 

O objetivo deste HotSite é valorizar e promover o trabalho dos parceiros que, com suas artes, puderam contribuir com produtos e serviços de interesse público de forma não onerosa.

PARCEIROS / Composição musical

 

 

  Zé Maria Siqueira

 

Zé Maria Siqueira nasceu em Cametá, no Pará, é casado, advogado, músico e compositor de aproximadamente 300 canções. Ele já participou e foi premiado em diversos festivais de música, em Belém, São Paulo e na Bahia.

 

É parceiro de vários nomes da música paraense como Leandro Dias, Dudu Neves, Jorge Andrade, Delcley Machado, Floriano, Ziza Padilha, Vital Lima, Marcelo Sirotheau, Almino Henrique, Max Reis, Márcio Farias.

 

Suas composições já foram gravadas por nomes como Andrea Pinheiro (CD Pela Marola), Lívia Rodrigues (CD Urbano), Karina Ninni (CD Pelo Retrovisor), Patrícia Bastos (CD Eu sou caboca & CD Sobre tudo) e Dayse Addario (CD Melodia das chuvas).

 

Zé Maria Siqueira compôs ‘Cabocla da beira’ para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, na sua grande festa do mês de outubro. "A canção é uma narrativa que enfatiza o realismo dos elementos que compõem a trajetória da procissão, numa atitude que encara de frente a realidade, mas que ao mesmo tempo se deixa levar pelo simbolismo e pela vocação religiosa do nosso imaginário", explica o compositor. A canção é interpretada por Nilson Chaves.

 

Ouça abaixo a canção 'Cabocla da beira':

 

PARCEIROS / Fotografia

 

 

  Marcelo Sundin

 

Natural do Rio de Janeiro, Marcelo é colaborador na Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) há 16 anos. Integrante da equipe de desenvolvedores do projeto 'Kd a Berlinda?', há 7 anos é um dos responsáveis pelo transporte dos equipamentos que informam ao aplicativo a posição em tempo real (GPS's) da berlinda durante as procissões do Círio de Nazaré.

 

Enquanto trabalha, Marcelo aproveita o hobby em fotografia para fazer imagens da procissão utilizando o seu smartphone, e, posteriormente as publica em seu perfil no Instagram (@marcelosundin). "A oportunidade de estar atrás da berlinda durante toda a procissão do Círio favorece na realização de belas imagens. É uma posição privilegiada! A emoção de trabalhar, fotografar, e conseguir acompanhar bem de perto toda a procissão, dos bastidores até o fim, é algo indescritível.", afirma Marcelo.

 

Veja abaixo algumas fotos do colaborador durante a procissão do Círio de Nazaré:

 

2018

 

   

 

   

 

2017

 

   

 

   

MULTIMÍDIA / Vídeo oficial do 'Kd a Berlinda?' 2018

 

 

 

Ilustração: Victoria Monteiro       Edição: Ramon Mourão

DIVULGAÇÃO / Ventarola 2018

 

 

APOIO

 

 

 

 

Siga o Kd a Berlinda? nas redes sociais

 

  

© 2018 PRODEPA CULTURAL